Nesta quinta-feira (25), o sexto lote de pagamentos das cotas do antigo fundo PIS/Pasep será disponibilizado. Os trabalhadores e servidores públicos que estiveram empregados formalmente entre 1971 e 1988 e ainda não sacaram o benefício têm direito ao ressarcimento, desde que tenham solicitado até o dia 31 de maio. O valor a ser recebido varia conforme o tempo de serviço e o salário da época.
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, serão pagos 3.215 parcelas do ressarcimento, totalizando R$ 8,8 milhões. Os depósitos serão realizados apenas em contas do próprio banco, e a instituição abrirá automaticamente contas poupança para aqueles que não são clientes e têm direito ao crédito, sem custos adicionais.
Os beneficiários poderão movimentar suas contas pelo aplicativo Caixa Tem. Para verificar se têm direito ao ressarcimento e os valores disponíveis, os interessados devem acessar o site da Caixa ou utilizar o aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A solicitação para o resgate pode ser feita pelo app ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Em 2026, cinco lotes já foram pagos entre janeiro e maio. Os pedidos para receber na remessa de julho devem ser feitos até 30 de junho. É importante destacar que herdeiros de contribuintes do fundo também podem solicitar o ressarcimento.
O fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores e servidores, diferentemente do abono salarial, que é pago anualmente em lotes mensais. O fundo deixou de receber repasses em 1988 e foi extinto em 2020.
Segundo dados do Ministério da Fazenda, em março do ano passado, havia R$ 26,3 bilhões esquecidos no fundo, e cerca de 10,4 milhões de trabalhadores e servidores públicos poderiam receber. O valor médio dos pagamentos é estimado em aproximadamente R$ 2.800.
Os valores restantes foram transferidos ao Tesouro Nacional, e os reembolsos para ex-funcionários ou herdeiros são liberados conforme um calendário estabelecido pelo Ministério da Fazenda e pela Caixa Econômica Federal.
Para consultar se você tem direito ao ressarcimento, acesse o portal Repis Cidadão, utilizando login pelo Gov.br. É necessário ter CPF e senha cadastrados, e o sistema pode solicitar o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou o número do PIS/Pasep para exibir os valores disponíveis. Caso não consiga realizar a busca apenas com o CPF, também é possível consultar como beneficiário legal, informando o número do PIS ou do Pasep do trabalhador falecido.
O pedido de ressarcimento pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou em uma agência da Caixa. No aplicativo, acesse a opção “Mais” > “Ressarcimento PIS/Pasep”, envie os documentos solicitados e acompanhe o andamento pelo próprio aplicativo. O pagamento seguirá o calendário definido pela Caixa e pelo Ministério da Fazenda, de acordo com a data do pedido. Dependentes ou herdeiros podem sacar o benefício, mas precisam apresentar a documentação necessária para comprovar o direito ao ressarcimento.



