Post: Lula retoma obras em fábrica de fertilizantes com investimentos de R$ 5 bilhões

Lula assina contratos para retomar obras em fábrica de fertilizantes, com investimentos de R$ 5 bilhões e previsão de operação em 2029.
Lula retoma obras em fábrica de fertilizantes com investimentos de R$ 5 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25) os contratos para a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III, localizada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Este empreendimento faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com investimentos superiores a R$ 5 bilhões para sua finalização. A planta estava paralisada desde 2015, mas a Petrobras confirmou sua retomada após uma nova avaliação técnica e econômica que comprovou a viabilidade do projeto.

Durante a cerimônia de assinatura, Lula expressou otimismo, afirmando: “Agora vai. Era pra ter começado bem antes”. Ele ressaltou a importância da obra para a soberania do Brasil em relação à produção de fertilizantes, afirmando que o país deve se tornar independente da importação de insumos. “Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, completou o presidente.

O Palácio do Planalto destacou que o projeto é considerado estratégico para aumentar a produção nacional de fertilizantes, fortalecer a segurança alimentar e reduzir a dependência externa. Quando entrar em operação comercial, prevista para 2029, a unidade terá uma capacidade de produção de 3,6 mil toneladas diárias de ureia granulada e 2,2 mil toneladas diárias de amônia, totalizando cerca de 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano, o que representa aproximadamente 16% da demanda nacional pelo insumo.

A localização da fábrica é vista como estratégica, uma vez que a região Centro-Oeste do Brasil responde por cerca de 40% da demanda de ureia, impulsionada principalmente pelas culturas de milho, cana-de-açúcar, algodão e pastagens. A proximidade da unidade com importantes polos produtores agrícolas deve aumentar a confiabilidade do abastecimento e reduzir os custos logísticos para os produtores rurais, especialmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.

Atualmente, a carteira de fertilizantes da Petrobras no Novo PAC inclui quatro unidades: Fafen-BA, Fafen-SE, ANSA e UFN-III. Com a operação dessas plantas, a estatal projeta atender cerca de 35% do mercado nacional de ureia até 2029. Antes da retomada das fábricas, 100% da ureia consumida no país era importada.

Últimas Notícias