Post: Lula entrega novos aparelhos de radioterapia em São Paulo

Lula entrega novos aparelhos de radioterapia em São Paulo, ampliando o acesso ao tratamento de câncer.
Lula entrega novos aparelhos de radioterapia em São Paulo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou na tarde de hoje (23) de uma cerimônia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo, onde foram entregues novos equipamentos de radioterapia. O evento marca um passo significativo na ampliação do acesso a tratamentos oncológicos no Brasil.

lula: cenário e impactos

Durante seu discurso, Lula destacou a importância do equipamento, afirmando: “O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso às coisas que todo mundo tem. A máquina que farão radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco.”

O aparelho entregue, um acelerador linear, é considerado um dos mais modernos disponíveis para o tratamento de pacientes com câncer. Essa entrega faz parte de um pacote que inclui 105 aparelhos adquiridos nos últimos três anos e que serão distribuídos entre todos os estados do país. No Hospital Santa Marcelina, a expectativa é de um aumento de 30% nos atendimentos com a chegada deste novo equipamento, que substituirá três aceleradores mais antigos. Além disso, a previsão é que o tempo para o início do tratamento seja reduzido de 45 para apenas 10 dias.

A instituição também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, recebendo um investimento de R$ 166,7 milhões, destinado principalmente ao atendimento de pacientes em tratamento de câncer. Durante a cerimônia, o hospital foi certificado como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel na formação de profissionais e na pesquisa na área da saúde.

Além da entrega em São Paulo, também ocorreram entregas simultâneas de aceleradores nas cidades de Fortaleza (CE) e Sinop (MT), onde novos equipamentos foram adquiridos sob condições semelhantes. O Hospital Santo Antônio, em Sinop, se tornará parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, visando reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros e ampliar o acesso aos tratamentos. O hospital, localizado na região norte do estado, tem se destacado como um polo regional de saúde, especialmente no atendimento ao cacique Raoni.

O equipamento destinado a Fortaleza será alocado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, que já é referência em diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos para câncer em todo o estado.

Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados. Essa iniciativa representa um avanço significativo na luta contra o câncer no Brasil, proporcionando melhores condições de tratamento para a população.

Últimas Notícias