Post: Ferrovia estadual avança com inauguração DE trecho em Mato Grosso

Inauguração da Ferrovia Estadual em Mato Grosso marca avanço logístico com investimento de R$ 5 bilhões.
Ferrovia estadual avança com inauguração DE trecho em Mato Grosso

A inauguração do primeiro trecho operacional da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, realizada em Dom Aquino, marca um dos maiores avanços na infraestrutura logística de Mato Grosso nas últimas décadas. Mais do que a entrega de uma obra, celebramos a concretização de uma visão de futuro construída com planejamento, coragem política e compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado.

ferrovia: cenário e impactos

O trecho inaugurado possui cerca de 162 quilômetros, conectando Rondonópolis ao terminal multimodal de Dom Aquino. Essa é a primeira etapa de um projeto que, quando concluído, terá aproximadamente 740 quilômetros de extensão, interligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por 16 municípios e incluindo um ramal estratégico para Cuiabá.

Os números demonstram a magnitude do empreendimento. A primeira fase recebeu investimentos da ordem de R$ 5 bilhões e o terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, fortalecendo a competitividade da produção mato-grossense e impulsionando a economia estadual.

Entretanto, é importante lembrar que antes da ferrovia se tornar realidade, foram necessárias bases legais que permitissem sua implantação. Esse trabalho começou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Em 2021, durante minha presidência no Parlamento estadual, apresentei e liderei a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autorizou o Estado a construir e explorar a malha ferroviária, diretamente ou por meio de concessões. A proposta, de minha autoria, contou com o apoio dos deputados estaduais e abriu caminho para que Mato Grosso pudesse desenvolver um modelo próprio de expansão ferroviária.

Naquele momento, entendíamos que era preciso criar condições para que o Estado assumisse o protagonismo do seu desenvolvimento. A alteração constitucional garantiu segurança jurídica e forneceu os instrumentos necessários para transformar em realidade um sonho antigo dos mato-grossenses: ver a ferrovia avançar pelo interior, conectando a produção aos principais corredores logísticos do país.

Defendo que infraestrutura vai muito além do transporte; trata-se de uma política de desenvolvimento econômico e social. Uma ferrovia moderna reduz custos logísticos, amplia a competitividade, atrai investimentos, gera empregos e cria oportunidades para milhares de famílias.

Mato Grosso é líder na produção de alimentos e desempenha um papel estratégico na economia nacional. Para continuar crescendo de forma sustentável, é essencial investir em logística eficiente. A ferrovia representa exatamente essa visão de futuro.

É um orgulho saber que a Assembleia Legislativa participou ativamente deste processo histórico. A iniciativa que possibilitou a construção da ferrovia nasceu no Parlamento estadual, resultado do diálogo institucional e da compreensão de que o desenvolvimento exige planejamento de longo prazo.

Hoje, ao vermos esse primeiro trecho entrar em operação, temos a certeza de que tomamos a decisão correta. Porque os trilhos que impulsionam o desenvolvimento de Mato Grosso começaram a ser construídos dentro da Assembleia Legislativa.

*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB

Últimas Notícias