A Copa do Mundo de 2026 trouxe um marco histórico ao registrar um número recorde de convocados que atuam no Campeonato Brasileiro. Ao todo, 32 jogadores de dez clubes da Série A foram chamados para defender suas seleções, mas apenas 30% deles jogaram mais de 90 minutos nos três primeiros jogos da fase de grupos.
Dentre os convocados, 25 ainda têm a oportunidade de entrar em campo e contribuir com gols, assistências e desarmes. No entanto, os sete atletas que representavam o Uruguai já se despediram do torneio após a derrota para a Espanha na última sexta-feira (26). Este número de 32 convocados superou a marca de 1974, quando 27 jogadores da primeira divisão foram chamados para a competição na Alemanha Ocidental.
A seleção brasileira, por sua vez, conta com sete jogadores do Brasileirão entre os 26 convocados: Danilo, Lucas Paquetá, Alex Sandro e Léo Pereira, do Flamengo; Danilo Santos, do Botafogo; Neymar, do Santos; e Weverton, do Grêmio. Isso significa que 79% dos convocados são atletas de outras nacionalidades que atuam na elite do futebol brasileiro.
Até o momento, cinco dos sete jogadores convocados já participaram de pelo menos uma partida. Danilo e Lucas Paquetá se destacam como os que mais jogaram, com 225 e 191 minutos em campo, respectivamente. Danilo foi titular em duas partidas, enquanto Paquetá começou os três jogos do Brasil. O meio-campista também foi responsável pela assistência que resultou no terceiro gol de Vinicius Junior no confronto contra o Haiti.
A situação dos outros três jogadores é bem diferente, com Danilo Santos, Neymar e Alex Sandro somando apenas 45 minutos juntos. Danilo Santos jogou 21 minutos, Neymar 15 e Alex Sandro 9. Por outro lado, Weverton e Léo Pereira ainda não tiveram a chance de estrear na competição até o fechamento da fase de grupos.
Além do Brasil, Paraguai e Uruguai também convocaram sete atletas do Brasileirão para o Mundial. As seleções do Equador (5), Colômbia (4), Argentina (1) e Holanda (1) completam a lista de países com jogadores que atuam na primeira divisão brasileira. Os palmeirenses Gustavo Gómez e Maurício, por sua vez, se destacaram nas rodadas iniciais, com Gómez sendo um dos defensores mais eficazes em campo, acumulando 270 minutos jogados e dominando os duelos defensivos contra Turquia e Austrália.




