O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou a Colômbia pela realização das eleições no último domingo (21), que resultaram na vitória do candidato de direita Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Em uma mensagem publicada na rede social X, Lula destacou a importância do processo democrático e a vontade expressa nas urnas pelo povo colombiano.
lula: cenário e impactos
“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo.”
Lula ressaltou que a amizade entre Brasil e Colômbia “transcende ideologias” e é fundamental para enfrentar desafios comuns, como a preservação da Amazônia, a luta contra a pobreza e o combate ao crime organizado. O presidente brasileiro concluiu sua mensagem desejando que ambos os países continuem a trabalhar juntos em benefício de seus povos.
Além disso, Lula fez referência a um encontro futuro entre o presidente da Colômbia e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, programado para fevereiro. Essa interação entre líderes de diferentes nações é vista como uma oportunidade para fortalecer laços e discutir questões relevantes para a região.
“Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, concluiu o presidente brasileiro.




