Post: Assembleia Legislativa homenageia defensores da causa animal em Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageia defensores da causa animal, destacando ações e políticas públicas em prol do bem-estar animal.
Assembleia Legislativa homenageia defensores da causa animal em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na última terça-feira (23), uma sessão especial para homenagear protetores independentes, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), médicos-veterinários e instituições que atuam na defesa da causa animal no estado. A iniciativa, proposta pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (Podemos), teve como objetivo reconhecer os esforços e a dedicação de diversos profissionais e voluntários que se empenham pela proteção e bem-estar dos animais.

assembleia: cenário e impactos

Durante a solenidade, Max Russi enfatizou a importância do trabalho coletivo em prol dos animais. “Nenhuma transformação acontece sozinha. Toda conquista nasce do trabalho conjunto, da dedicação de pessoas comprometidas e da coragem daqueles que escolhem fazer a diferença”, afirmou. O deputado também destacou as iniciativas do Parlamento estadual, como a criação da Câmara Setorial Temática (CST) em Defesa da Causa Animal, que posteriormente foi transformada em um Grupo de Trabalho permanente.

O parlamentar ressaltou que, diante do aumento das demandas, o Grupo de Trabalho se tornou uma ferramenta mais dinâmica e próxima da população, permitindo uma atuação mais eficiente na construção de políticas públicas. Entre as ações destacadas, estão a produção e distribuição de milhares de cartilhas educativas sobre bem-estar animal, campanhas de conscientização e a destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares para fortalecer ações de proteção animal.

Russi também mencionou a construção da Política Estadual de Proteção aos Animais Domésticos e a criação do Programa Ser Família Pet, além da expectativa de lançamento da licitação para o primeiro hospital veterinário público do estado na próxima semana.

Nilson Portela, presidente do Grupo de Trabalho Permanente em Defesa da Causa Animal, elogiou os esforços de ONGs e voluntários, afirmando que, embora Mato Grosso ainda careça de políticas públicas voltadas para a causa animal, o Parlamento estadual tem avançado nessa área. A procuradora de Justiça Elisamara Portela destacou que a proteção animal é um indicador do grau de civilidade da sociedade e ressaltou a atuação do Ministério Público de Mato Grosso no combate aos maus-tratos.

Ela afirmou que o Ministério Público está disponível para receber denúncias e atuar de forma ativa, enfatizando que cada denúncia apurada e cada animal resgatado representa uma mensagem clara de que a violência contra os animais não será tratada com indiferença. A procuradora também incentivou as organizações a cadastrarem seus projetos no Banco de Projetos (BAPRE) para receber benefícios através de recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Entre os homenageados, Valéria Serizier, da Associação Protetora dos Animais de Mato Grosso (Apam), destacou a importância do reconhecimento, mas também as dificuldades enfrentadas pelas organizações para manter os animais acolhidos. “A demanda é muito grande. A manutenção desses animais é uma responsabilidade do poder público. Nós fazemos o nosso trabalho com atenção, mas precisamos desse suporte”, afirmou.

A protetora independente Sulla Pocahy, que cuida de 26 gatos e 12 cães em Cuiabá, expressou sua felicidade pela homenagem e sua motivação em ajudar animais abandonados. Durante o evento, 386 pessoas foram homenageadas com moções de aplausos, refletindo o compromisso da sociedade civil com a causa animal.

Últimas Notícias