A Petrobras anunciou, na última terça-feira (23), a assinatura de um memorando de entendimento com a Pemex, a estatal de petróleo do México, visando à exploração na parte mexicana do Golfo do México. A parceria representa um passo significativo na cooperação estratégica entre as duas empresas, que buscarão desenvolver e executar projetos conjuntos na indústria petrolífera.
petrobras: cenário e impactos
O acordo estabelece a avaliação e revitalização de campos maduros, além da exploração em águas profundas e ultraprofundas. A assinatura ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a presença da presidente da estatal brasileira, Magda Chambriard, e do diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso. Este entendimento é válido por dois anos e pode ser renovado, mas não implica em compromisso vinculante de investimento ou formação de consórcios.
Durante o anúncio, Magda Chambriard destacou a importância da parceria, que surgiu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde enfatizou a necessidade de a Petrobras se posicionar como uma empresa de petróleo, sem receios em relação à exploração. “O Golfo do México, na sua porção mexicana, está praticamente virgem em termos de exploração em águas ultraprofundas”, afirmou.
“Será que todo óleo do Golfo do México apareceu apenas na porção americana? Na porção mexicana não tem nada? É o mesmo ambiente, não é?”, questionou a presidente da Petrobras, ressaltando que a parceria também abrange processos industriais do setor.
O Golfo do México, que se estende entre os Estados Unidos, Cuba e México, é uma região de grande relevância para a produção de petróleo. A presidente da Petrobras destacou que a colaboração com a Pemex inclui diversas áreas, como exploração, produção, refino, gás natural e petroquímica.
Para Juan Carlos Carpio Fragoso, o entendimento representa uma nova fase de aproximação entre as duas empresas, que compartilham uma responsabilidade histórica em contribuir para o bem-estar de seus países e fortalecer a soberania energética. “Hoje damos um passo importante, mas o mais relevante é o que está por vir”, declarou.
Nos últimos anos, a Petrobras tem ampliado sua atuação internacional, com aquisições em países como Namíbia, São Tomé e Príncipe e África do Sul, além de operações nos Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Bolívia. A parceria com a Pemex é vista como uma oportunidade de expandir ainda mais sua presença no mercado global de petróleo.




