Post: Wilson Santos destaca importância da expansão ferroviária em visita ao Terminal DE Dom Aquino

Wilson Santos visita o Terminal de Dom Aquino e destaca a importância da expansão ferroviária em Mato Grosso para o desenvolvimento econômico.
Wilson Santos destaca importância da expansão ferroviária em visita ao Terminal DE Dom Aquino

Às vésperas da inauguração do primeiro Terminal Ferroviário da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, em Dom Aquino, marcada para este sábado (20), a partir das 9 horas, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizou uma visita técnica ao trecho que possui 162 quilômetros de extensão e capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas por ano. Para o deputado, o empreendimento representa um marco para a logística de Mato Grosso, com potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, atrair investimentos e fortalecer a industrialização do estado nas próximas décadas.

Durante a visita, Wilson Santos foi recepcionado por David Prado Córdova, engenheiro civil e gerente de Planejamento e Qualidade da Rumo Logística, e Andriele Rodrigues, engenheira civil e gerente de Relações Institucionais e Governamentais da empresa em Mato Grosso. Essa foi a segunda vez que o deputado acompanhou de perto a evolução das obras, sendo a primeira visita realizada em julho de 2025. Com a iminente operação do primeiro terminal ferroviário do projeto, ele pôde constatar o avanço da infraestrutura que já transformou a paisagem da região e promete ampliar a competitividade da produção estadual.

Para Santos, a inauguração simboliza um divisor de águas para o desenvolvimento do estado. Ele ressaltou que Mato Grosso lidera a produção agropecuária nacional, mas enfrenta gargalos logísticos que limitam sua competitividade. “Estamos aqui para entregar um trecho de 162 quilômetros de uma das maiores obras do Brasil. Foram três anos de obras ininterruptas, mais de cinco mil colaboradores e cerca de R$ 5 bilhões em investimentos. Parabenizo a Rumo, o Governo do Estado e todos que acreditaram nesse projeto”, afirmou.

Andriele Rodrigues destacou que o empreendimento beneficiará diretamente municípios como Dom Aquino, Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréu e toda a região circunvizinha. “Essa é a maior obra ferroviária em execução no Brasil. Estamos concluindo essa primeira fase com a inauguração neste final de semana, trazendo desenvolvimento não apenas econômico, mas também social”, declarou.

Ela também enfatizou que o projeto recebeu apoio dos municípios, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e do Governo do Estado durante sua execução. Para Andriele, a ferrovia representa um avanço estratégico para a logística nacional, permitindo maior eficiência no escoamento da produção mato-grossense rumo aos portos brasileiros e aos mercados internacionais.

Durante a visita, foram apresentadas novidades sobre o futuro ramal ferroviário de Cuiabá, onde a Rumo já protocolou junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) o pedido de licença de instalação para os primeiros 45 quilômetros do trecho. A próxima etapa envolverá o refinamento dos projetos de engenharia e a definição do traçado definitivo. “O mesmo cuidado adotado neste trecho será aplicado no ramal para Cuiabá. Foram mais de 2,5 mil estudos para a definição do traçado da ferrovia, buscando a melhor solução técnica, econômica e ambiental”, explicou.

Ana Carolina, responsável pela futura operação do Terminal de Dom Aquino, destacou o impacto social do empreendimento na geração de empregos. Ela informou que mais de 200 colaboradores estão sendo contratados para atuar no complexo logístico, todos provenientes da própria região. O terminal foi projetado para garantir alta eficiência operacional, com expectativa de receber cerca de 35 caminhões por hora, reduzindo o tempo de permanência dos veículos e aumentando a produtividade logística. “É muito gratificante participar da implantação de uma estrutura desta dimensão. Estamos impulsionando a geração de emprego e renda para centenas de famílias”, disse.

David Prado Córdova relembrou os desafios enfrentados durante os três anos de construção da primeira etapa da ferrovia. Ele mencionou que mais de cinco mil trabalhadores participaram diretamente das obras, utilizando aproximadamente dois mil equipamentos. “O maior desafio foi a mobilização das pessoas. Tivemos mais de 3.500 colaboradores alojados ao longo da obra. A região apresentou desafios geotécnicos importantes, especialmente em áreas de solo arenoso, além de períodos de chuvas históricas que exigiram muito esforço das equipes”, relatou.

O Terminal Ferroviário de Dom Aquino inicia suas operações com capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas por ano, contando com equipamentos de última geração, cinco tombadores de caminhões e capacidade de armazenagem entre 40 mil e 50 mil toneladas de grãos. Wilson Santos acredita que a nova estrutura vai além do transporte de grãos, criando condições para atrair novos investimentos, fortalecer cadeias produtivas e estimular a industrialização do estado. “Mato Grosso é o estado brasileiro que mais recebe prospecções para investimentos nacionais e internacionais, mas sempre esbarramos na falta de infraestrutura. Agora começamos a receber uma infraestrutura de qualidade, de padrão internacional, capaz de garantir que toda a produção chegue aos portos com mais eficiência. Isso significa mais desenvolvimento, mais empregos, mais oportunidades e melhor distribuição de renda”, destacou.

A Ferrogrão, formalizada em 2021 por meio de um contrato entre o Governo de Mato Grosso e a Rumo Logística, é a primeira ferrovia estadual do Brasil e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, contando com 100% de investimento privado. O projeto prevê um traçado de aproximadamente 740 km de linha férrea, passando por 16 municípios, desde Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá e ligação ao Porto de Santos.

Últimas Notícias