Os preços do petróleo abriram as negociações deste domingo (21) em alta, um dia após o Irã anunciar o fechamento do estreito de Hormuz ao tráfego de embarcações. Às 20h15, os contratos futuros do barril Brent, referência internacional, eram cotados a US$ 81,1, marcando uma alta de 1,3% em relação ao fechamento de sexta-feira (19). Apesar do anúncio feito por Teerã, milhões de barris de petróleo passaram pelo estreito de Hormuz durante o fim de semana. Segundo informações da agência Bloomberg, a Guarda Revolucionária do Irã e o comando militar do país alegaram que a interrupção da passagem de navios se deve a violações do acordo de cessar-fogo firmado com os Estados Unidos e Israel. Em comunicado, a Guarda orientou as embarcações a evitarem a rota sob risco de comprometerem sua segurança, citando ataques israelenses ao Líbano que resultaram em 20 mortes no sul do país como motivo para a medida. Na semana anterior, o petróleo havia encerrado a segunda semana consecutiva de queda, com os investidores avaliando as perspectivas de uma trégua entre Estados Unidos e Irã. O barril Brent sofreu uma queda semanal de 7,96%, superando a desvalorização de 6,19% da semana anterior, encerrando a sessão cotado a US$ 80,38. Durante a semana, o barril chegou a cair a US$ 76,64 na quinta-feira (18), o menor valor desde 2 de março, quando, após o início da guerra no Irã, atingiu US$ 75,75. O líder supremo do Irã, aiatolá Mojtaba Khamenei, afirmou que, se o acordo continuar sem cumprimento, o fornecimento de energia do Oriente Médio permanecerá interrompido. Em contrapartida, os Estados Unidos afirmam que a passagem está aberta. Segundo o Exército americano, 55 embarcações navegaram pelo estreito no sábado (20), transportando 17 milhões de barris de petróleo. A Bloomberg relatou que cinco supernavios-tanque, com capacidade total de 8 milhões de barris, foram vistos entrando ou navegando dentro do estreito no sábado e no domingo, utilizando uma rota que contorna a costa de Omã antes de desligarem seus rastreadores. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que o governo americano pode cobrar um pedágio de passagem no estreito caso não haja um acordo com o Irã nas negociações de paz em andamento. O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, afirmou em entrevista à Fox News que não há evidências de que o tráfego em Hormuz tenha sido interrompido. Vance chegou neste domingo à Suíça para discutir o acordo que pode pôr fim à guerra no Oriente Médio, e antes de embarcar, expressou esperança por avanços nas questões nucleares e no cessar-fogo no Líbano, temas centrais das conversas em andamento.



