Post: Petróleo inicia semana em alta após fechamento do estreito de Hormuz pelo Irã

Petróleo inicia semana em alta após Irã fechar o estreito de Hormuz; EUA afirmam que passagem está aberta.
Petróleo inicia semana em alta após fechamento do estreito de Hormuz pelo Irã

Os preços do petróleo abriram as negociações deste domingo (21) em alta, um dia após o Irã anunciar o fechamento do estreito de Hormuz ao tráfego de embarcações. Às 20h15, os contratos futuros do barril Brent, referência internacional, eram cotados a US$ 81,1, marcando uma alta de 1,3% em relação ao fechamento de sexta-feira (19). Apesar do anúncio feito por Teerã, milhões de barris de petróleo passaram pelo estreito de Hormuz durante o fim de semana. Segundo informações da agência Bloomberg, a Guarda Revolucionária do Irã e o comando militar do país alegaram que a interrupção da passagem de navios se deve a violações do acordo de cessar-fogo firmado com os Estados Unidos e Israel. Em comunicado, a Guarda orientou as embarcações a evitarem a rota sob risco de comprometerem sua segurança, citando ataques israelenses ao Líbano que resultaram em 20 mortes no sul do país como motivo para a medida. Na semana anterior, o petróleo havia encerrado a segunda semana consecutiva de queda, com os investidores avaliando as perspectivas de uma trégua entre Estados Unidos e Irã. O barril Brent sofreu uma queda semanal de 7,96%, superando a desvalorização de 6,19% da semana anterior, encerrando a sessão cotado a US$ 80,38. Durante a semana, o barril chegou a cair a US$ 76,64 na quinta-feira (18), o menor valor desde 2 de março, quando, após o início da guerra no Irã, atingiu US$ 75,75. O líder supremo do Irã, aiatolá Mojtaba Khamenei, afirmou que, se o acordo continuar sem cumprimento, o fornecimento de energia do Oriente Médio permanecerá interrompido. Em contrapartida, os Estados Unidos afirmam que a passagem está aberta. Segundo o Exército americano, 55 embarcações navegaram pelo estreito no sábado (20), transportando 17 milhões de barris de petróleo. A Bloomberg relatou que cinco supernavios-tanque, com capacidade total de 8 milhões de barris, foram vistos entrando ou navegando dentro do estreito no sábado e no domingo, utilizando uma rota que contorna a costa de Omã antes de desligarem seus rastreadores. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que o governo americano pode cobrar um pedágio de passagem no estreito caso não haja um acordo com o Irã nas negociações de paz em andamento. O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, afirmou em entrevista à Fox News que não há evidências de que o tráfego em Hormuz tenha sido interrompido. Vance chegou neste domingo à Suíça para discutir o acordo que pode pôr fim à guerra no Oriente Médio, e antes de embarcar, expressou esperança por avanços nas questões nucleares e no cessar-fogo no Líbano, temas centrais das conversas em andamento.

Últimas Notícias