A Desenvolve SP, agência de fomento do governo do estado de São Paulo, anunciou que desembolsou R$ 400 milhões para empresas lideradas por mulheres entre janeiro de 2023 e maio de 2026. Esse montante foi distribuído em 1.200 operações de crédito, representando 30% do total financiado pela agência desde sua criação, em 2009. Os recursos foram destinados a investimentos em expansão, modernização e inovação de empresas em diversas regiões do estado.
Para facilitar o acesso ao crédito, a agência lançou a linha Desenvolve Mulher, que visa ampliar as oportunidades para empreendedoras. Segundo dados do Sebrae, São Paulo conta com quase 2,5 milhões de mulheres à frente de empresas, que são responsáveis por 33% dos empregos formais. Em nível nacional, um levantamento da FGV indica que, até o final de 2024, 51,7% dos lares brasileiros eram liderados por mulheres, totalizando 41,3 milhões de domicílios.
Apesar desse avanço, o acesso ao financiamento continua sendo um desafio para muitas empreendedoras, conforme destacou o diretor-presidente da Desenvolve SP, Ricardo Brito. Ele enfatizou a importância de iniciativas que promovam a inclusão financeira e o empoderamento feminino no setor empresarial. Com o investimento significativo, a expectativa é que mais mulheres possam expandir seus negócios e contribuir para o crescimento econômico do estado.




